segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

História de José do Egito

José do Egito




História de José -

A família de José era grande. Ele tinha dez irmãos mais velhos e um irmão mais novo chamado Benjamin.
Seu pai se chamava Jacó e sua mãe Raquel.
Ele tinha dezessete anos e cuidava do rebanho com seus irmãos. (GEN. 35:24 e 37:2)

Jacó amava mais José do que os outros filhos, porque ele era o filho da sua velhice com Raquel, que era a mulher que ele tanto amava. Certo dia Jacó resolveu dar ao seu filho José uma linda túnica.
Seus irmãos ficaram com muita inveja dele. (GEN. 37:3 e 4)

José era mesmo especial, ele começou a ter alguns sonhos “estranhos” com seus irmãos e até com os seus pais. Depois de contar os sonhos todos ficaram preocupados, até seu pai ficou chateado e os seus irmãos ficaram muita raiva. (GEN. 37:5 e 10)

Os sonhos que José teve mostravam que ele seria o mais importante da sua família. No primeiro sonho, José e seus irmãos estavam amarrando feixes de trigo no campo, o feixe de José se levantou e os feixes dos irmãos se curvaram a ele.No outro sonho o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam para José.
Jacó não gostou do que José tinha sonhado e os seus irmãos ficaram ainda mais bravos com ele.(GEN. 37:7 a 11)

Os irmãos de José estavam em Siquém cuidando do rebanho, e Jacó mandou que José fosse ver se estavam tudo bem com eles.
José obedeceu e foi procura-los.
De longe ele foi visto pelos irmãos e falavam: “Lá vem o sonhador”.
Eles pensaram em mata-lo, mas depois mudaram de idéia. (GEN. 37:12 a 20)

José chegou e já tiraram sua túnica e depois de o terem jogado em um buraco o venderam aos mercadores por 20 siclos de prata e ele foi levado ao Egito como escravo. Para seu pai Jacó falaram que José havia sido atacado por um animal e mostraram sua túnica manchada de sangue. Jacó reconheceu a túnica e chorou pelo filho. (GEN. 37:23 a 34)

No Egito, José foi vendido para Potifar e foi morar na casa dele.Ele era casado e sua mulher gostou e queria ficar com ele, mas José fugiu dela e de raiva ela mentiu ao marido dizendo que José queria ficar com ela. Potifar acreditou em sua esposa e José então foi preso. Deus estava com ele, e lá na prisão José, explicou o sonho de um copeiro e de um padeiro.Depois de dois anos faraó teve um sonho e ninguém sabia explicar, o copeiro lembrou-se de José e falou a faraó que mandou busca-lo “rapidinho”. (GEN. 39:40; 41:1 a 14)

José se arrumou e foi falar com o rei e ele contou o sonho a José. A explicação era que o Egito iria ter sete anos de fartura e depois sete anos de fome. José disse também que nos anos de fartura, seria bom que guardasse os mantimentos para os anos de fartura. Isto agradou o faraó e ele tirou o seu anel e deu a José e o colocou como autoridade no Egito. (GEN. 41:14 a 42)

José agora é muito importante, além do anel ele usava um colar de ouro e roupas de linho, os setes ano de fome chegou e só no Egito havia alimentos. Jacó, pai de José, mandou seus filhos ao Egito para comprar alimento, e era José que vendia os mantimentos, porque era governador. Seus irmãos se curvaram diante dele. José os conheceu e lembrou-se do seu primeiro sonho. Eles não o reconheceram. (GEN. 41:42 a 57 e 42:1 a 8)

José demorou em dar os mantimentos a eles, e os acusou de serem espiões no Egito, eles negavam e diziam que eram doze irmãos filhos de um mesmo pai, o mais novo estava com o pai e o outro já havia morrido. Depois de algum tempo José os deixou ir, encheu o saco de cereais e ainda devolveu o dinheiro de cada um. Simeão ficou preso no Egito e só seria libertado quando os outros irmãos retornassem trazendo Benjamin, irmão mais novo. (GEN. 42:10 a 35)

Os irmãos de José voltaram ao Egito para comprar mais alimentos e levaram Benjamin. José se alegrou e preparou um almoço para eles. Quando partiram levaram muito cereal e por ordem de José foi colocado um copo de prata na bagagem de Benjamin. O mordomo os alcançou e eles tiveram de voltar na presença de José. Desta vez José não conseguiu esconder quem ele era, revelou-se dizendo que era o irmão que eles tinham vendido, os irmãos tiveram medo, mas José os acalmou e pediu para que trouxesse e depois de beijar os irmãos abraçou Benjamin e chorou. (GEN. 43; 44 e 45:1 a 15)

Os irmãos de José voltaram para casa de seu pai e contaram para Jacó tudo o que havia acontecido e disseram que José o filho querido estava vivo e era um homem importante no Egito e queria que todos fossem morar com ele. Jacó se alegrou e foi para o Egito levando tudo que era seu toda sua família foi morar na cidade de Gósen, e quando José encontrou com o seu pai, o abraçou e chorou. (GEN. 45:16 a 28; 46:1 a 6 e 28 a 30)

Retirado: http://www.ipicarrao.org/infantil/a_historia_de_jose.htm


CENÁRIO - O SONHO DO FARAÓ


Esse o faraó. Fiz ele de EVA amarelo e passei cola e colei glíter nele. Fiz o sonho como se fosse uma nuvem branca, fiz o número 7 de EVA preto e colei. As vacas eu fiz de feltro, e coloquei velcro no lado do número 7 e nelas, no decorrer da história você coloca as vacas e depois o trigo. O trigo eu amarrei com uma fita e também colei velcro. Atrás do Faraó também colei velcro e na nuvem.


Você na prisão quando foi chamado pelo Faraó, com barba e com uma roupa marrom. 
O sonho, a prísão, José já governador, Faraó, o copeiro e o adivinho ( feito com EVA roxo e as estrela e a lua com cartolina laminada).

José e Faraó. Quando vira José, ele está sem barba e com outra roupa para ir até o Faraó. No decorrer da história você coloca o colar e o anel nele, quando o Faraó o nomeia governador. Não esqueça de ler os detalhes na Bíblia

JOSÉ NA PRISÃO - DETALHES DO CENÁRIO

O copeiro, José e o Padeiro na prisão. Todos eles são fantoches, a parte de baixo é aberta para colocar os dedos.

José dentro da prisão. Fiz a prisão com uma caixa de picolé ( você consegue em padarias) e encapei com papel pedra.

Os três na prisão, coloquei velcro na caixa e no corpo deles para que eles ficasse em pé.


Os sonhos do copeiro e do padeiro. Fiz tudo com EVA. O copo fiz de EVA e colei glíter nele, no sonho do padeiro a cesta eu fiz um trançado com tiras de EVA.


Quando comecei a falar do sonho peguei o sonho de um colei no respectivo fantoche, coloquei velcro atrás do corpo deles, e na parte debaixo do sonho e colei com um palito de churrasco para ficar firme.











Retirado: http://blogtiale.blogspot.com/2011/03/jose-na-prisao-detalhes-do-cenario.html












1- Objetivo: Ensinar às crianças que Deus sempre está conosco, não importa os problemas que passamos, devemos confiar que ele sempre cuidará de nós!
2- Quebra-Gelo: você já teve um sonho especial? Como foi?
3- Versículo para Memorizar:  “E sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.” Rm 8:28
4- Leitura da Bíblia: Gênesis 37 a 45
5- Mensagem: 
Aula 1>
Lembram-se de Jacó da nossa última história? Como sabemos, ele se casou com duas mulheres, Lia e Raquel, e elas lhe deram 12 filhos. Mas José, seu filho mais novo, era o seu preferido, porque ele havia nascido quando Jacó já estava velho. Os outros filhos sabiam disso, por isso tinham muita raiva dele. José tinha muitos sonhos, e certa vez, ele sonhou que todas as pessoas de sua família eram feixes de trigo num campo. Seu feixe estava de pé, reto e alto. Todos os outros feixes se inclinavam para o seu. Num outro sonho, José olhava para o céu. Sua família era o sol, a lua e as estrelas. E todos se inclinavam na frente dele. Ele contou para sua família, mas isso só fez crescer o ódio dos seus irmãos por ele. Um dia Jacó enviou José ao campo para receber notícias dos irmãos. Quando José chegou, os irmãos decidiram livrar-se dele. Jogaram-no dentro de um poço. Um tempo depois, passou por lá uma caravana de mercadores que iam para o Egito. Seus irmãos, então, decidiram vender José aos mercadores. Em seguida, mataram um bode e molharam a roupa de José, uma túnica que seu pai havia lhe dado, no sangue do animal. Levaram a túnica ao seu pai. Quando Jacó viu a túnica, pensou que um animal selvagem havia devorado José. Ele chorou muito a perda de seu filho.
Aula 2>
 No Egito, os mercadores venderam José a Potifar, oficial do faraó. E José se tornou mordomo na casa de Potifar. A mulher de Potifar achava José muito bonito, e queria que Ele se deitasse com ela. Como José recusou, ela acabou inventando uma mentira, fazendo com que ele fosse mandado para a prisão. Na prisão, o copeiro e o padeiro do rei tiveram sonhos. Estes sonhos foram sabiamente interpretados por José. Isso também chegou aos ouvidos do faraó, que pediu para chamar José, pois tinha tido um sonho que não conseguia interpretar. O faraó havia sonhado com sete vacas gordas e sete vacas magras, estas devoravam as gordas. E também com sete espigas secas e feias que devoravam sete espigas cheias. Deus revelou a José o significado: sete vacas gordas e sete espigas cheias significavam sete anos de fartura e sete vacas magras e sete espigas secas significavam sete anos de seca. Assim, faraó fez de José o vice-rei do Egito. Durante os anos de fartura, José construiu muitos celeiros e guardou muito alimento. Nos anos da seca os celeiros foram abertos para os egípcios. Em Israel, a antiga terra de José também houve seca. Os seus irmãos foram até o Egito para buscarem alimento. Os irmãos não reconheceram José. José, porém, os reconheceu. Na segunda viagem dos irmãos de José ao Egito, José identificou-se. Todos ficaram comovidos. Os irmãos pediram perdão a José e trouxeram Jacó para rever o filho que julgava morto. Jacó alegrou-se muito ao encontrar José. E toda a sua família foi morar no Egito com José. Deus abençoou tremendamente a vida de José!
6-Aplicação: Desde o começo da nossa história, pudemos observar que José foi vítima de injustiças. Primeiro, os seus próprios irmãos, por ciúmes, o venderam para ser escravo no Egito. Depois de alguns anos, quando tudo parecia estar bem, ele foi preso injustamente. Mas mesmo assim, Deus sempre esteve com ele, fazendo com que todo o sofrimento se transformasse em bênçãos para a sua vida e sua família. Deus ajudou José, e deu forças para ele passar por todas aquelas dificuldades, e vencer. Isto também Deus vai fazer na sua vida porque Ele te ama muito. Não desista, mas tenha fé! Confie, e você receberá do Senhor o que precisa!
7- Exercício de fixação: PASSA- RESPONDE
Material: Duas caixas enfeitadas, papéis com perguntas e música. Preparo: Selecionar perguntas sobre a lição escrevê-las e colocá-las dentro das caixas. Dividir a turma em duas fileiras. Desenvolvimento: Ao som de uma música o primeiro da fila passa a caixa para o detrás e sucessivamente. O último da fila corre, coloca-se na frente, tira uma pergunta, lê e responde e entrega a caixa ao que está atrás dele que continuará passando. Ganhará a equipe que tiver o maior número de acertos.

Retirado:   http://miriangalli.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Muito boa aula, muito dinâmica e explorou os pontos principais, trabalhando a importância de se acreditar sempre em Deus mesmo nas horas difíceis

    ResponderExcluir