segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Férias seguras - Atenção redobrada é importante para evitar acidentes com crianças


Os pequeninos esperam as férias de verão durante quase todo o ano, afinal, agora eles terão mais tempo para brincar e se divertir. Porém, com tantas opções de lazer, os responsáveis devem ficar atentos para evitar acidentes neste período, que representam a principal causa de morte de crianças entre 1 e 14 anos no Brasil.
Com a chegada do calor, as idas a praias e piscinas se tornam mais frequentes, mas em meio a este tão divertido passeio um perigo chama a atenção: o afogamento, responsável pela segunda causa de morte por acidentes com crianças. De acordo com a ONG Criança Segura, o ideal é optar por locais com guarda-vidas (salva-vidas em algumas regiões do País) por perto, e sempre com a supervisão de um responsável, que deve estimular o uso do colete salva-vidas. Em casa, baldes e banheiras devem ser esvaziados após o uso e guardados virados para baixo, em locais altos.
Segundo a ONG, parquinhos públicos e de prédios também requerem atenção redobrada. Verifique se os brinquedos estão em bom estado e se são adequados à faixa etária da criança. Pisos macios que absorvam a queda são importantes, além de os brinquedos terem, no máximo, 1,5 metro de altura.
Com a chegada das festas de fim de ano, os riscos de acidentes com fogos de artifício também aumentam. Eles nunca devem ser manuseados pelas crianças, mas somente por profissionais especializados. Segundo a ONG, além de provocarem queimaduras quando explodem, os fogos podem causar mutilações, lesões nos olhos e até surdez.
E lembre-se: caso vá viajar de carro com as crianças, não se esqueça do bebê conforto (0 a 1 ano ou até 13 quilos), cadeirinha (1 a 4 anos ou de 9 a 18 quilos) ou assento de elevação (4 a 10 anos ou de 15 a 36 quilos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário