sábado, 31 de maio de 2014

BONEQUINHA para trabalhar com emoções

Linda postagem para as professoras de maternal, creche e outros... vou mostrar aqui pra vocês como trabalharsentimentos  e emoções com aturmade forma super criativa: com uma bonequinha muito fofa feita com rolinho depapelhigiênico que muda de rostinho... linda ideia da revista Professor Sassá.

A atividade que proporciona às crianças a possibilidade de entender seus sentimentos, reconhecê-los e expressá-los e é muito fácil!!!  De que vamos precisar? 
Como que faz?
Pra começar, além dos rolinhos de papel higiênico você vai precisar de outro rolinho mais fino (faça com papel) no qual você vai desenhar os rostinhos e expressões. Agora, recorte um círculo na parte superior do rolinho mais grosso. Coloque o rolinho fino dentro do rolinho grosso e marque a área do rosto e faça as caretas. Cada rolinho permite fazer 03 caretas. Agora, encape o rolinho de fora com papel ou pinte com tinta acrílica.Desenhe  comcanetinhaou pinte a roupa da boneca e detalhes do cabelo. Pra finalizar cole a base de papelão no rolo mais fino, ela vai te ajudar a girar os rostinhos pra brincar com a turma. Linda ideia não é mesmo?


Retirado. http://www.pragentemiuda.org/2013/06/bonequinha-para-trabalhar-sentimentos-e.html#ixzz33Ln8flIy

Vencendo a tristeza, Vazio preenchido so com Jesus.

A luva - Estória moral












retirado http://vilma-ensinarbrincando.blogspot.com.br/2014/05/a-luva-estoria-moral.html

DEUS ama, cuida, não abandona, não desampara e te protege.

 

 

O PAI QUE AMA

PLANO DE AULA
Objetivo: Que a criança compreenda que Deus a ama.
1)Cante canções que falem sobre o amor de Deus. As músicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus.
2)Leia João 3:16 e explique que Deus as ama ao ponto de enviar Jesus só para salvá-los.
3)Narre a História do Filho Pródigo (Lucas 15:11-32).
Enfatize o amor do Pai pelo filho e relacione com o amor de Deus por nós.
4)Atividade: Pintar e montar o cartão do amor de Deus. Depois de Pintar, Cole a frente e o verso e dobre as abas.




 

O PAI QUE AMA 2

PLANO DE AULA
Objetivo: Que a criança compreenda que nada pode separá-la do amor de Deus.
1)Cante canções que falem sobre o amor de Deus.
2)Leia e explique os versículos Romanos 8:38,39, enfatizando que nada pode nos separar do amor de Deus. Como estratégia, você pode usar um envelope de suco em pó(morango, tuti frutti ou uva) num jarro de água transparente. Diga para a criança que ela é representada pela água e, num copinho separado mostre o suco em pó que representa o amor de Deus. Derrame o “Amor e Deus”(suco) na “criança” (água) e misture bem e pergunte. Você  consegue separar as duas substâncias? Assim como não conseguimos separar novamente o suco da água, nada pode separar-nos do amor de Deus.

 O PAI QUE NÃO ABANDONA

PLANO DE AULA

 

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus (o Pai) nunca vai abandoná-la.

 

 

1) Leia Josué 1:5b e explique-o para as crianças, enfatizando que Deus não vai deixá-las jamais.

2) Cante canções que falem que Deus sempre está conosco. Ex. “Quando você se sentir sozinho”; “Meu barco é pequeno” > fala que Jesus segura minha mão; “Sempre com você Jesus estará”; e outras.

3) Afirme para as crianças que elas não precisam se preocupar porque Deus está com elas quando elas estão: brincando, comendo, dormindo, orando, estudando, na igreja, em todos os momentos. Deixe também elas darem exemplos, isso demonstra se entenderam.

4) Narre Êxodo 13:17-22 com ênfase nos versículos 21 e 22, que diz ao povo de Israel, que Deus sempre estaria com eles (se ampliar a atividade dos alunos elas poderão servir de visual para a história)

5) Afirme para as crianças que elas não precisam se preocupar porque Deus está sempre com elas de dia e de noite.

6) Atividade: pintar o desenho e colagens (cole algodão na nuvem e gliter amarelo e laranja na coluna de fogo).

 
 
O PAI QUE NÃO DESAMPARA

 
PLANO DE AULA
Objetivo: Que a criança compreenda que Deus (o Pai) nunca vai desampará-la, no sentido de não deixar faltar nada para ela..
1) Cante canções que falem que Deus supre a nossa necessidade. Ex. “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará”. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança.
2) Narre Êxodo 16 com ênfase nos versículos 9 a 12 (Deus sustentou o seu povo). Explique que Deus não desamparou o povo no deserto, mas cuidou deles e sustentou com maná (pão) e codornizes (carne). Ensine para as crianças que Deus nunca vai deixar que elas passem fome e que Ele vai suprir todas as necessidades básicas delas. Elas sempre vão ter o que comer, o que vestir e onde morar. Lembrar de Mateus 6:25-34 que diz que os passarinhos não se preocupam com comida e os lírios do campo se vestem muito bem, e ensinar que eles são mais importantes para Deus do que os passarinhos e os lírios. Certifique-se de que elas entenderam que Deus nunca vai desampará-las.
3) Atividade: Pintar o desenho da mão com o menino.

O PAI QUE PROTEGE

PLANO DE AULA
Objetivo: Que a criança compreenda que Deus a protege sempre.
1) Cante canções que falem que Deus nos protege. Ex. “Quem pode livrar como o Senhor…”. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança.
2) Narre a passagem que fala sobre José Gn. 37:23,24 39:20,21 41:39-42. Explique para as crianças que José passou por situações difíceis, mas, que em todos os momentos Deus estava com ele e o protegeu. Ensine que Deus está com os seus olhos vigilantes sobre nós, e nos protege de todo mal.
(Certifique-se de que elas entenderam que Deus as protege todos os dias.)
3) Atividade: Pintar o desenho “O Pai que protege”. Recortar os lados e dobrar para que fique como um cartão. Peça para que eles guardem o cartão e não esqueçam que Deus os protege todos os dias de suas vidas.
4) Narre a passagem que fala sobre Daniel na cova dos leões Dn. 6:16-23. Explique para as crianças que Daniel passou por situações difíceis mas que em todos os momentos Deus estava com ele e o protegeu. Ensine que Deus também nos protege de todo mal.
(Certifique-se de que elas entenderam que Deus as protege todos os dias.)
5) Atividade: Pintar o desenho “O Pai que protege”.
retirado.http://cantinhotiacarol.blogspot.com.br/p/atividades-para-evangelizacao.html
 

Vencendo Emoções Negativas

“Jesus me dá segurança quando estou com problemas”
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” Salmos 46:1
Todas as pessoas tem problemas e passam por situações difíceis. Limos na Bíblia que Pedro, discípulo do Senhor Jesus, atravessou um serio problema. Ele foi posto na prisão por um rei perverso que o desejava matar. Mas Jesus não somente esteve com Pedro na prisão, Ele também o resgatou tirando-o dali e desfazendo os planos de maldade do rei Herodes. Da mesma maneira Jesus está conosco quando temos problemas y pode nos tirar das situações mais difíceis e de grande tristeza. Lembre, nos problemas e dificuldades Jesus está com você.
  • Você está atravessando por algum problema ou dificuldade que traz tristeza e preocupação? Qual? (permita respostas)
Tal vez você não esteja atravessando um situação difícil, pero um familiar o amigo sim. Você conhece alguém que está em dificuldade? Como você poderia ajudá-la? (permita respostas) Os amigos de Pedro oraram continuamente por ele  e algo maravilhoso aconteceu. Os amigos de Pedro se preocuparam com ele. Eles oraram juntos pela segurança dele. Quando oramos pelos outros, mostramos que nos preocupamos com eles. As pessoas na família de Deus oram umas pelas outras.
~
ATIVIDADE
- Abrir o coração e contar algum problema e como se sentiram quando atravessavam essa situação.
- Aprender a pedir a ajuda do Senhor Jesus quando surgirem problemas de qualquer tipo.
-Expressar como percebem os cuidados de Deus através de Jesus nas suas vidas.
- Saber que Deus ouve nossas orações pelas pessoas que estão em dificuldades.

MOMENTO DE ORAR:separe as crianças em duplas e peça para orarem uma pelas outras. Peça para que compartilhem motivos de oração e de um tempo para que intercedam umas pelas outras. Depois feche orando pelos motivos que as crianças manifestaram.
 
 
 

 
 
 

terça-feira, 27 de maio de 2014

Atitudes felizes e tristes.

Dinâmica das Atitudes - Para crianças até 06 anos








Sente-se em círculo com as crianças e distribua para elas as plaquinhas(rostinhos tristes e felizes). Oriente-as a mostrar o lado feliz cada vez que você mostrar uma atitude boa e a plaquinha triste quando mostrar uma atitude ruim.
Mostre o Livrinho das Atitudes e vá retirando as palavras.
Pergunte o que devem fazer com as atitudes ruins e as boas.
Fixe na parede um coração com um bolso e um vaso de lixo (EVA) Cada atitude errada deverá ser jogada no cesto de lixo e as boas serão guardadas no bolso do coração.
 

MUSICA (cantei domingo com as crianças elas amaram)

 
 
"Alegria no Senhor a nossa força é! (3x)
Alegria sem medida ele dá.

Se tu tens alegria, poderás cantar,
Se tu tens alegria, poderás sorrir,
Se tu tens alegria, poderás louvar,
Alegria sem medida ele dá".
(Autoria desconhecida)
 

Vencendo a Tristeza



“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” Filipenses 4:6
BJETIVOS:
SABER que Deus ouve toda oração, quer seja triste ou alegre. 
SENTIR que pode levar seus problemas e agradecimentos a Deus. 
ESTAR disposto a conversar com Deus quando estiver triste ou alegre.

INTRODUÇAO.
Pedir que os alunos pensem em algo triste ou estressante e na maneira como gostariam
que o problema fosse resolvido. Dar tempo para que escrevam no papel e o
coloquem na cesta. Os alunos devem ser incentivados a levar o problema para Deus e
confiar que Ele vai atender da maneira que achar melhor para nós. Dizer juntos o Verso
Para Memorizar (Filipenses 4:6) e orar com a classe.

EXPLORANDO O TEXTO BÍBLICO
Você Precisa
• pedaços de papel
• canetas
• cesta
A Bíblia fala de outros personagens bíblicos que passaram por momentos tristes como Ana, e foram capazes de buscar a Deus em sua tristeza. Vamos descobrir, lendo os seguintes versos da Bíblia: 

1. Jó 3:1-11: Jó deseja nunca ter nascido (comparar com Jó 42:10). 
2. Neemias 2:1 e 2: Neemias quer ver Jerusalém reconstruída (comparar com Neemias 1:4; 2:4). 
3. Salmo 6:6 e 7: Davi entristece-se com os problemas que está enfrentando (comparar com Salmo 6:9; 126:5 e 6).