terça-feira, 10 de junho de 2014

Trabalhando Emoções

Trabalhar com os sentimentos, envolve delicadez e percepção por parte do educador. Não adianta falarmos se não colocarmos em prática aquilo que tanto pregamos. O professor é o espelho das crianças, que buscam imitar sua postura e gestos.
É preciso estar atento, para ver o que precisa ser trabalhado.
Com que emoções estamos lidando?
Como fazer a criança reconhecer seus sentimentos?
A criança está de luto, está trsite, deprimida, agitada, ansiosa, enfim… é preciso muita atenção e paciência para perceber os sentimentos de cada um.
Dar carinho é só o começo. Você mostra que se importa com os alunos quando ouve o que eles sentem e valoriza as capacidades e os gostos de cada um. Assim, ajuda a formar pessoas mais felizes e cidadãos responsáveis.Aproximar-se para o aluno compreender o quanto você se importa com ele.
Ouvir é a melhor maneira de formar pessoas seguras e felizes.
Valorizar o melhor de cada um é essencial para o crescimento.
Acreditar para melhorar a imagem que a criança tem de si mesma.
ATIVIDADES PARA TRABALHAR OS SENTIMENTOS
  
Levar a criança a reconhecer os sentimentos e dar nome a eles.
É bem prático: ao recordar fatos, ela toma consciência das causas e consequências do que sente.
Esse é um jogo da memória. Faça com a turma cartas (que formam pares) com desenhos de expressões faciais — triste, alegre, bravo.
A cada par formado, a criança lembra de um momento em que se sentiu como no desenho. Depois de unir todos os pares, cada aluno procura a expressão que melhor representa como ele se sente no momento.
Gavetas dos sentimentos (Educação Infantil e 1ª a 4ª)
As crianças reconhecem o que sentem e manifestam emoções guardadas, que não puderam demonstrar em nenhuma ocasião. Elas guardam, simbolicamente, fora de si, fatos importantes e marcantes.
Providencie um miniarmário com três gavetas, cada uma com um sentimento (alegria, tristeza e saudade, por exemplo). Deve partir da criança a iniciativa de desenhar ou escrever sobre fatos que provocaram esses sentimentos, caso tenham necessidade. Você pode também planejar essas atividades, respeitando sempre a intimidade da criança.
 
 
DINÂMICAS DE GRUPO, que podem ser adaptadas para trabalhar com sentimentos:
Dinâmica do “O que você parece pra mim…”
Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos de apontar falhas, exaltar qualidades, melhorando a socilização de um determinado grupo.
Material: papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe. Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos:1) Qualidade que você destaca nesta pessoa; Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgi2w5CrVRqeT3vY1o3LXIyfmZKHt0w2QWYbSTMbEbgw4uNd4_PlrnUyoFRUo3ETVhXLPt-ZuAsnb8ei4o8Y9Qws2RWgczDeN0fhYs3dXqOEIbE9vr7iIXn8-dBlctTzN_Lic2UAhg1BX4/s400/I+(46).jpg
 
 Dinâmica: Dinâmica do AmorObjetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos. Procedimento: Para início de ano Ler o texto ou contar a história do “Coração partido” – Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Fianlmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho.” Após contar o texto distribuir um recorte de coração (chamex dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruido que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de… No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro.
 
retirado algumas partes de.http://educaja.com.br/2010/06/trabalhando-emocoes-na-escola.html
 
 
 
 

sábado, 31 de maio de 2014

BONEQUINHA para trabalhar com emoções

Linda postagem para as professoras de maternal, creche e outros... vou mostrar aqui pra vocês como trabalharsentimentos  e emoções com aturmade forma super criativa: com uma bonequinha muito fofa feita com rolinho depapelhigiênico que muda de rostinho... linda ideia da revista Professor Sassá.

A atividade que proporciona às crianças a possibilidade de entender seus sentimentos, reconhecê-los e expressá-los e é muito fácil!!!  De que vamos precisar? 
Como que faz?
Pra começar, além dos rolinhos de papel higiênico você vai precisar de outro rolinho mais fino (faça com papel) no qual você vai desenhar os rostinhos e expressões. Agora, recorte um círculo na parte superior do rolinho mais grosso. Coloque o rolinho fino dentro do rolinho grosso e marque a área do rosto e faça as caretas. Cada rolinho permite fazer 03 caretas. Agora, encape o rolinho de fora com papel ou pinte com tinta acrílica.Desenhe  comcanetinhaou pinte a roupa da boneca e detalhes do cabelo. Pra finalizar cole a base de papelão no rolo mais fino, ela vai te ajudar a girar os rostinhos pra brincar com a turma. Linda ideia não é mesmo?


Retirado. http://www.pragentemiuda.org/2013/06/bonequinha-para-trabalhar-sentimentos-e.html#ixzz33Ln8flIy

Vencendo a tristeza, Vazio preenchido so com Jesus.

A luva - Estória moral












retirado http://vilma-ensinarbrincando.blogspot.com.br/2014/05/a-luva-estoria-moral.html

DEUS ama, cuida, não abandona, não desampara e te protege.

 

 

O PAI QUE AMA

PLANO DE AULA
Objetivo: Que a criança compreenda que Deus a ama.
1)Cante canções que falem sobre o amor de Deus. As músicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus.
2)Leia João 3:16 e explique que Deus as ama ao ponto de enviar Jesus só para salvá-los.
3)Narre a História do Filho Pródigo (Lucas 15:11-32).
Enfatize o amor do Pai pelo filho e relacione com o amor de Deus por nós.
4)Atividade: Pintar e montar o cartão do amor de Deus. Depois de Pintar, Cole a frente e o verso e dobre as abas.




 

O PAI QUE AMA 2

PLANO DE AULA
Objetivo: Que a criança compreenda que nada pode separá-la do amor de Deus.
1)Cante canções que falem sobre o amor de Deus.
2)Leia e explique os versículos Romanos 8:38,39, enfatizando que nada pode nos separar do amor de Deus. Como estratégia, você pode usar um envelope de suco em pó(morango, tuti frutti ou uva) num jarro de água transparente. Diga para a criança que ela é representada pela água e, num copinho separado mostre o suco em pó que representa o amor de Deus. Derrame o “Amor e Deus”(suco) na “criança” (água) e misture bem e pergunte. Você  consegue separar as duas substâncias? Assim como não conseguimos separar novamente o suco da água, nada pode separar-nos do amor de Deus.

 O PAI QUE NÃO ABANDONA

PLANO DE AULA

 

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus (o Pai) nunca vai abandoná-la.

 

 

1) Leia Josué 1:5b e explique-o para as crianças, enfatizando que Deus não vai deixá-las jamais.

2) Cante canções que falem que Deus sempre está conosco. Ex. “Quando você se sentir sozinho”; “Meu barco é pequeno” > fala que Jesus segura minha mão; “Sempre com você Jesus estará”; e outras.

3) Afirme para as crianças que elas não precisam se preocupar porque Deus está com elas quando elas estão: brincando, comendo, dormindo, orando, estudando, na igreja, em todos os momentos. Deixe também elas darem exemplos, isso demonstra se entenderam.

4) Narre Êxodo 13:17-22 com ênfase nos versículos 21 e 22, que diz ao povo de Israel, que Deus sempre estaria com eles (se ampliar a atividade dos alunos elas poderão servir de visual para a história)

5) Afirme para as crianças que elas não precisam se preocupar porque Deus está sempre com elas de dia e de noite.

6) Atividade: pintar o desenho e colagens (cole algodão na nuvem e gliter amarelo e laranja na coluna de fogo).

 
 
O PAI QUE NÃO DESAMPARA

 
PLANO DE AULA
Objetivo: Que a criança compreenda que Deus (o Pai) nunca vai desampará-la, no sentido de não deixar faltar nada para ela..
1) Cante canções que falem que Deus supre a nossa necessidade. Ex. “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará”. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança.
2) Narre Êxodo 16 com ênfase nos versículos 9 a 12 (Deus sustentou o seu povo). Explique que Deus não desamparou o povo no deserto, mas cuidou deles e sustentou com maná (pão) e codornizes (carne). Ensine para as crianças que Deus nunca vai deixar que elas passem fome e que Ele vai suprir todas as necessidades básicas delas. Elas sempre vão ter o que comer, o que vestir e onde morar. Lembrar de Mateus 6:25-34 que diz que os passarinhos não se preocupam com comida e os lírios do campo se vestem muito bem, e ensinar que eles são mais importantes para Deus do que os passarinhos e os lírios. Certifique-se de que elas entenderam que Deus nunca vai desampará-las.
3) Atividade: Pintar o desenho da mão com o menino.

O PAI QUE PROTEGE

PLANO DE AULA
Objetivo: Que a criança compreenda que Deus a protege sempre.
1) Cante canções que falem que Deus nos protege. Ex. “Quem pode livrar como o Senhor…”. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança.
2) Narre a passagem que fala sobre José Gn. 37:23,24 39:20,21 41:39-42. Explique para as crianças que José passou por situações difíceis, mas, que em todos os momentos Deus estava com ele e o protegeu. Ensine que Deus está com os seus olhos vigilantes sobre nós, e nos protege de todo mal.
(Certifique-se de que elas entenderam que Deus as protege todos os dias.)
3) Atividade: Pintar o desenho “O Pai que protege”. Recortar os lados e dobrar para que fique como um cartão. Peça para que eles guardem o cartão e não esqueçam que Deus os protege todos os dias de suas vidas.
4) Narre a passagem que fala sobre Daniel na cova dos leões Dn. 6:16-23. Explique para as crianças que Daniel passou por situações difíceis mas que em todos os momentos Deus estava com ele e o protegeu. Ensine que Deus também nos protege de todo mal.
(Certifique-se de que elas entenderam que Deus as protege todos os dias.)
5) Atividade: Pintar o desenho “O Pai que protege”.
retirado.http://cantinhotiacarol.blogspot.com.br/p/atividades-para-evangelizacao.html
 

Vencendo Emoções Negativas

“Jesus me dá segurança quando estou com problemas”
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” Salmos 46:1
Todas as pessoas tem problemas e passam por situações difíceis. Limos na Bíblia que Pedro, discípulo do Senhor Jesus, atravessou um serio problema. Ele foi posto na prisão por um rei perverso que o desejava matar. Mas Jesus não somente esteve com Pedro na prisão, Ele também o resgatou tirando-o dali e desfazendo os planos de maldade do rei Herodes. Da mesma maneira Jesus está conosco quando temos problemas y pode nos tirar das situações mais difíceis e de grande tristeza. Lembre, nos problemas e dificuldades Jesus está com você.
  • Você está atravessando por algum problema ou dificuldade que traz tristeza e preocupação? Qual? (permita respostas)
Tal vez você não esteja atravessando um situação difícil, pero um familiar o amigo sim. Você conhece alguém que está em dificuldade? Como você poderia ajudá-la? (permita respostas) Os amigos de Pedro oraram continuamente por ele  e algo maravilhoso aconteceu. Os amigos de Pedro se preocuparam com ele. Eles oraram juntos pela segurança dele. Quando oramos pelos outros, mostramos que nos preocupamos com eles. As pessoas na família de Deus oram umas pelas outras.
~
ATIVIDADE
- Abrir o coração e contar algum problema e como se sentiram quando atravessavam essa situação.
- Aprender a pedir a ajuda do Senhor Jesus quando surgirem problemas de qualquer tipo.
-Expressar como percebem os cuidados de Deus através de Jesus nas suas vidas.
- Saber que Deus ouve nossas orações pelas pessoas que estão em dificuldades.

MOMENTO DE ORAR:separe as crianças em duplas e peça para orarem uma pelas outras. Peça para que compartilhem motivos de oração e de um tempo para que intercedam umas pelas outras. Depois feche orando pelos motivos que as crianças manifestaram.
 
 
 

 
 
 

terça-feira, 27 de maio de 2014

Atitudes felizes e tristes.

Dinâmica das Atitudes - Para crianças até 06 anos








Sente-se em círculo com as crianças e distribua para elas as plaquinhas(rostinhos tristes e felizes). Oriente-as a mostrar o lado feliz cada vez que você mostrar uma atitude boa e a plaquinha triste quando mostrar uma atitude ruim.
Mostre o Livrinho das Atitudes e vá retirando as palavras.
Pergunte o que devem fazer com as atitudes ruins e as boas.
Fixe na parede um coração com um bolso e um vaso de lixo (EVA) Cada atitude errada deverá ser jogada no cesto de lixo e as boas serão guardadas no bolso do coração.