segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Apostolo Paulo, sua vida.

Trabalhei com as crianças este mês sobre a vida de Paulo, nossa grande guerreiro me apaixonei por sua história, homem temente a Deus e muito sério, amei a história do povo cristão de suas lutas, nossa como era difícil ser cristão naquela época, e hoje podemos louvar e adorar a Deus a qualquer momento, podemos ir na igreja quando quizermos, devemos agradecer a Deus muito e muito, TE AMO JESUS!!!

A Conversão de Paulo

 


DINÂMICA PARA INTRODUZIR A HISTÓRIA: 

A aula de hoje começa com uma brincadeira, para que depois as crianças assimilem a razão dela. Assim como Saulo, elas não enxergavam as outras crianças e tudo parecia confuso.


Moral da brincadeira: Quando estamos sem Jesus no coração, somos como Saulo, cegos nesse mundo. Não vemos as coisas ruins que fazemos e a nossa vida precisa da Luz que é Cristo. Mas quando convidamos Jesus para morar em nosso coração e nos perdoar os erros, não somos mais cegos e confusos, mas agora vemos.


O professor precisará de:
- Lenço grande
- Espaço para a brincadeira
 
Após a brincadeira, que deve durar alguns minutos, use algum tipo de sino ou barulhinho para chamar as crianças para a história. Elas deverão ser orientadas a se sentar quando ouvirem o som do sino ou alarme.
Sorteie uma criança para ficar de olhos vendados. Diga ás outras crianças que elas terão de fugir, pois se alguma for pega, deverá tomar o lugar da criança vendada. Oriente-as para não empurrar, beliscar ou algo dessa natureza a criança com a venda. Elas podem chamar, brincar e rir, mas evite que as crianças gritem para que não atrapalhem as outras salas ou o culto.
Enquanto as outras crianças se espalham aleatoriamente pela sala, conduza a criança com a venda pela mão, andando com ela. Tenha o cuidado de retirar qualquer objeto que a faça cair e se machucar.
A criança que for pega será a próxima a ser vendada.

FONTE: http://trabalhinhos.blogspot.com.br/2009/01/converso-de-paulo.html


A CONVERSÃO DE PAULO

Saulo, pois era assim que Paulo se chamava antes de aceitar a Jesus ele  era um homem de pequena estatura, homem natural de Tarso uma cidade da região da Cílicia (Atos 21.39), era  judeu , era também um importante religioso  que não gostava dos cristãos  então ele prendia homens e mulheres com correntes , algemas, levava eles para a prisão e por conta disso muitos cristãos fugiam para outras cidades com medo.
Mais Saulo sabendo disso resolveu levar a perseguição aos cristãos para outras cidades também, assim, Saulo partiu para Damasco, cerca de 240 km distante, provido de credenciais que lhe dariam autoridade para, encontrando os “que eram do caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém” (Atos 9:2).
 E Saulo durante a viagem, dia após dia, no pó da estrada e sob o calor escaldante do sol viu ao longe a cidade de Damasco, mais aconteceu uma coisa da qual Saulo não esperava:  uma luz que vinha do céu brilhou em volta dele. Ele caiu no chão e ouviu uma voz que dizia: — Saulo, Saulo, por que você me persegue? — Quem é o senhor? — perguntou ele. A voz respondeu: — Eu sou Jesus, aquele que você persegue  e  Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não podia ver nada. Então homens que viajavam com ele o pegou pela mão e o levaram para Damasco,e  lá ele ficou três dias sem poder ver e durante esses dias não comeu nem bebeu nada. Em Damasco morava um seguidor de Jesus chamado Ananias. Ele teve uma visão, e nela apareceu o Senhor, chamando: — Ananias! Ele respondeu: — Aqui estou, Senhor! E o Senhor lhe disse: — Apronte-se, e vá até a casa de Judas, na rua Direita, e procure um homem chamado Saulo da cidade de Tarso e Ananias obedeceu ao Senhor disse mais a Ananias : — Vá, pois eu escolhi esse homem para trabalhar para mim, a fim de que ele anuncie o meu nome aos não-judeus, aos reis e ao povo de Israel. Eu mesmo vou mostrar a Saulo tudo o que ele terá de sofrer por minha causa. Então Ananias foi, entrou na casa de Judas, pôs as mãos sobre Saulo e disse: — Saulo, meu irmão, o Senhor que me mandou aqui é o mesmo Jesus que você viu na estrada de Damasco. Ele me mandou para que você veja de novo e fique cheio do Espírito Santo. No mesmo instante umas coisas parecidas com escamas caíram dos olhos de Saulo, e ele pôde ver de novo. Ele se levantou e foi batizado; depois ele comeu alguma coisa e ficou forte como antes. Saulo ficou  alguns dias com os Cristãos em Damasco e começou imediatamente a anunciar Jesus nas sinagogas, dizendo: — Jesus é o Filho de Deus. Todos os que ouviam Saulo ficavam admirados e perguntavam: — Não é este o homem que em Jerusalém estava matando os Cristãos? Não foi ele que veio até aqui para prender e levar essa gente aos chefes dos sacerdotes?
Mas as mensagens de Saulo se tornavam cada vez mais poderosas. E as provas que ele apresentava de que Jesus era o Messias eram tão fortes, que os judeus que moravam em Damasco ficavam calados, sem ter o que dizer.
Deus através do seu filho Jesus, que  resgatou Paulo e o perdoou de todos os seus pecados, mudou seu coração e o seu nome para Paulo, para que ele fosse um grande pregador da Palavra de Deus.
 
 

A FAMÍLIA DO SOLDADO- (PAULO E SILAS)

Quando o carcereiro perguntou a Paulo o que deveria fazer para ser salvo, a resposta de Paulo foi a doutrina pura e simples do evangelhos:"Crê no Senhor Jesus e será salvo, tu e a tua casa". Crer é a chave que abre a porta da salvação. Isso é individual. Se todos da sua família crerem, serão salvos. Nehuma crianças poderá ser salva pela fé dos pais. Isso vai contribuir muito, mas ela precisa ter um experiência pessoal com Jesus. Não pense que pleo fato da criança estar sempre na Escola Bíblica Dominical mostra que é salva. Por isso, empenhe-se para levar seus aluno a Cristo.

Ler: Atos 16: 27-34


Versículo para DECORAR: Eu e minha casa serviremos ao Senhor. (Js 24:15)

APLICAÇÃO: Mostrar a necessidade de orar e evangelizar todos os membros de nossa família.  


Introdução

Em nossa igreja temos o prazer de ter várias crianças com toda a sua família aqui: os pais, irmãos, os avós, enfim todos com o mesmo objetico de adorar a Deus.

Temos outras crianças que infelizmente não tem a família na igreja; temos que orar por eles.
Na lição de hoje vamos ouvir a história de como uma família aceitou a Jesus como Salvador.

Desenvolvimento

Paulo e Silas eram missionários. Eles falavam de Jesus para as pessoas. Algumas acreditavam, outras não. Às vezes eram presos e até maltratados por estarem falando de Jesus para as pessoas.

Certa vez, eles estavam em Filipos ensinando sobre Jesus e pessoas que não acreditavam os levaram para a praça, rasgaram suas roupas e bateram neles com varas. Depois os puseram na cadeia. Lá ficaram com os pés presos em uma madeira muito pesada para que não conseguissem fugir. Mas Paulo e Silas não se importaram por estar presos e começaram a cantar e louvar o Senhor. Que coisa maravilhosa, apesar da dor, do frio eles oravam e cantavam louvores a Deus, porque achavam que o mais importante era pregar a palavra de Deus. Dá prá imaginar que em uma situação tão difícil os dois continuassem a adorar a Jesus? Bom, vamos ver o que aconteceu depois destes louvores.
Todos os que estamos na prisão escutavam os louvores de Paulo e Silas. De repente o chão tremeu tanto que se abriram todas as portas da prisão e as correntes que prendiam os presos arrebentaram-se.
O carcereiro, responsável por cuidar dos presos, acordou muito assustado com o barulho e viu que as portas da cadeia estavam abertas. O susto foi tão grande que ele pensou em se matar, mas antes que isto acontecesse Paulo o avisou que ninguém havia fugido.
E então, tremendo muito, o carcereiro perguntou a Paulo o que deveria fazer para ser salvo.
Paulo respondeu: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”. (Professor peça às crianças que repitam este versículo que eles já decoraram.)
O carcereiro levou Paulo e Silas para sua casa e cuidou dos machucados deles. Paulo e Silas falaram de Jesus para toda a família. E aconteceu uma coisa boa: todos aceitaram a Jesus e foram batizados.
Podemos também pensar que eles começaram a estudar a Palavra de Deus e conheceram as lindas histórias de Jesus.

Conclusão
O carcereiro e a família estavam muito alegres.
Que felicidade ter a família acreditando em Jesus!
Se nem todas de sua família aceitaram a Jesus como Salvador, não desista de orar por eles e fale sempre de Jesus a eles. Peça a Deus em todo o tempo e ore pela salvação de todos. Peça para Deus uma família unida em Jesus Cristo.


(Fonte: Editora Cristã Evangélica) - Quando as famílias aparecem (13) -  Revista completa clique aqui




















HORA DA ATIVIDADE:













HORA DA LEMBRANCINHA:








 
História: Primeira Viagem Missionária (Atos 13 e 14)

Há muito tempo as viagens eram muito difíceis e perigosas, precisava de muitos recursos para viajar de um lugar para outro. A igreja toda orou sobre esta situação e separaram Barnabé e Paulo para a missão de irem até as pessoas que estavam muito longe para falar do amor de Deus. Também foi junto com eles um jovem chamado João Marcos que ficou apenas uma parte da viagem.
Os missionários passaram por várias cidades (citar as cidades) e em todas falaram de Jesus Cristo, que é o único que pode dar a paz para todas as pessoas. Eles viajaram 2.400 km e a viagem demorou 2 anos. Quando chegaram de volta em Antioquia “ reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios (explicar o que é gentio) a porta da fé. E ficaram ali não pouco tempo com os discíplulos”. (Atos 14: 27-28). 

Aplicação: Nós também nos preocupamos com as pessoas que estão distantes, como os habitantes da China e da Indonésia, que precisam saber sobre Jesus. Você que ainda é uma criança pode se colocar à disposição de Deus para ser um missionário nos lugares mais distantes quando crescer. Enquanto isto, vá se preparando, estudando, vivendo os ensinamentos de Jesus a cada dia e em todos os lugares.

Paulo, João Marcos e Barnabé confeccionados por tia Jeane

 
Retirado:http://paulabelquice.blogspot.com.br/2012/03/primeira-viagem-missionaria.html

 
 

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Abraão

ABRAÃO E ISAQUE

- Abraão e Isaque



Tema: Abraão e Isaque

1- Quebra-Gelo: Qual é a pessoa ou coisa (televisão, futebol, brincar, etc) que você ama mais? Por quê?
(Líder, depois que as crianças responderem, explique a elas que Deus deve estar acima do amor que sentimos por nossa família, ou por qualquer outra coisa que temos. Por exemplo, não podemos faltar na célula por causa de um programa de televisão. Ou, quando nos tornarmos adultos, e Deus nos chamar para sermos missionários em outro país, devemos obedecer ao seu chamado, mesmo se tivermos que nos separar da nossa família. Em primeiro lugar, devemos amar a Deus! Em seguida ensine o versículo).
2- Versículo para Memorizar: “Amarás o Senhor, teu Deus de todo o teu coração“ Mateus 22:37
3- Objetivo: Ensinar às crianças que Deus tem que estar em primeiro lugar nas nossas vidas.
4- Leitura da Bíblia: Gênesis 22:1-19
5- Mensagem: Algum tempo depois Deus pôs Abraão à prova. Deus o chamou pelo nome, e ele respondeu: — Estou aqui. Então Deus disse: — Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu único filho, a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali, na montanha que eu lhe mostrar, queime o seu filho como sacrifício. No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada, arreou o seu jumento, cortou lenha para o sacrifício e saiu para o lugar que Deus havia indicado. Isaque e dois empregados foram junto com ele. No terceiro dia, Abraão viu o lugar, de longe. Então disse aos empregados: — Fiquem aqui com o jumento. Eu e o menino vamos ali adiante para adorar a Deus. Daqui a pouco nós voltamos. Abraão pegou a lenha para o sacrifício e pôs nos ombros de Isaque. Pegou uma faca e fogo, e os dois foram andando juntos. Daí a pouco o menino disse: — Pai! Abraão respondeu: — Que foi, meu filho? Isaque perguntou: — Nós temos a lenha e o fogo, mas onde está o carneirinho para o sacrifício?
Abraão respondeu: — Deus dará o que for preciso; ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifício, meu filho. E continuaram a caminhar juntos. Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão fez um altar e arrumou a lenha em cima dele. Depois amarrou Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.
Em seguida pegou a faca para matá-lo. Mas nesse instante, lá do céu, o Anjo do SENHOR o chamou, dizendo: — Abraão! Abraão! — Estou aqui — respondeu ele. O Anjo disse: — Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho.
Abraão olhou em volta e viu um carneiro preso pelos chifres, no meio de uma moita. Abraão foi, pegou o carneiro e o ofereceu como sacrifício em lugar do seu filho. Abraão pôs naquele lugar o nome de “O SENHOR Deus dará o que for preciso.” É por isso que até hoje o povo diz: “Na sua montanha o SENHOR Deus dá o que é preciso.”
Mais uma vez o Anjo do SENHOR, lá do céu, chamou Abraão e disse: — Porque você fez isso e não me negou o seu filho, o seu único filho, eu juro pelo meu próprio nome — diz Deus, o SENHOR — que abençoarei você ricamente. Farei com que os seus descendentes sejam tão numerosos como as estrelas do céu ou os grãos de areia da praia do mar; e eles vencerão os inimigos. Por meio dos seus descendentes eu abençoarei todas as nações do mundo, pois você fez o que eu mandei. Abraão voltou para o lugar onde estavam os seus empregados, e foram todos juntos para Berseba, onde Abraão ficou morando.
6-Aplicação: Deus pediu Isaque a Abraão. Isaque devia ser a pessoa que Abraão mais amava, era o seu único filho, mas Isaque não era a pessoa mais importante na vida de Abraão, Deus estava em primeiro lugar na sua vida. Você pode gostar de muitas pessoas, ou ter coisas muito importantes na sua vida, mas nunca se esqueça que Deus tem que estar acima de todas elas, Deus tem que ser o mais importante pra você!
7- Exercício de fixação:
Material: papel cartão, pincel atômico, tesoura.
Preparo: Recortar um retângulo de 20 cm X 30 cm, palavras relacionadas à lição, ou o versículo para memorizar. Recortar esse retângulo em vários formatos, igual a um quebra-cabeça.
Desenvolvimento: Os recortes serão distribuídos a todos os participantes, que dado um sinal sairão à procura das partes que completam as palavras. Variante: Ao invés de palavras pode usar gravuras.
8-Comunhão/ Encerramento


Abraão e Isaque - V.M.


Abraão e Isaque - Gravuras









Abraão e Isaque - Atividades

Abraão e Isaque - Desenhos