sexta-feira, 23 de março de 2012

ESTEVÃO


Base Bíblica – Novo Testamento – Livro de Atos -Capitulo 6, 7 e 8
Objetivo:
- a fidelidade do cristão
- ensinar sobre o Perdão

DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA
Estevão foi um dos grandes homens de fé na igreja primitiva. Embora ele não tenha sido um apóstolo, ele ocupa um lugar especial na Escritura, pois ele foi escolhido para ministrar às viúvas que estavam sendo atendidas em Jerusalém. Parece que algumas das viúvas estavam sendo esquecidas e negligenciadas, por isso Estevão e seis outros homens que estavam "cheios de fé e do Espírito Santo", foram escolhidos para cuidar delas.
Ele também foi o primeiro mártir cristão. Um mártir é uma pessoa que tem uma crença tão forte que ele(a) está disposta a morrer por ela. Tal era a fé que Estevão tinha em Jesus Cristo.
A Bíblia nos conta no Livro de Atos, nos capítulo 6, 7 e 8 que Estevão pregava e alguns judeus discutiam com ele sobre suas crenças. Esses homens maus convenceram algumas pessoas que Estevão estava falando contra Moisés e contra Deus, mas isso não era verdade, mas muita gente ficou com muita raiva de Estevão porque acreditavam na mentira inventada sobre ele.
E então estas pessoas levaram Estevão perante o Sinédrio, os governantes judeus, e ao grande chefe do Sinédrio o Sumo Sacerdote.
Estes eram homens poderosos que podiam tomar decisões de vida e morte sobre as pessoas. Mas Estevão não tinha medo de falar a verdade. E quando ele estava diante deles, viram que seu rosto era como o rosto de um anjo.
Ele começou a falar com eles. Ele contou sobre toda a história do povo judeu, que começa com Abraão. Em seguida, acusou os homens, e os pais deles, de ferir e matar os profetas, e até mesmo de matar o Justo, Jesus.
Os governantes tornaram-se muito irritado com ele, mas Estevão olhando para o céu, viu a glória de Deus, e ele viu Jesus em pé à mão direita de Deus. Ele disse aos homens que ele estava vendo.
Eles colocaram as mãos sobre os ouvidos, porque eles não queriam ouvi-lo. Gritaram no topo de suas vozes. Eles correram para ele, o arrastaram para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo até a morte.
Enquanto eles estavam atirando-lhe pedras, Estêvão orou: "Senhor Jesus recebe o meu espírito, e não lhes imputes este pecado". Então ele morreu.
Estevão tinha o mesmo espírito perdoador que Jesus tinha quando ele tinha dito as mesmas palavras quando estava na cruz.




Hoje, Estevão nos ensina sobre o poder de perdoar, quando perdoamos aqueles que nos machucam e maltratam tiramos de nossos corações as mágoas, o ódio e o desejo de vingança. Temos um coração onde Jesus pode sempre estar. E quando temos Jesus em nossas vidas aprendemos também a perdoar.

segunda-feira, 19 de março de 2012

MATEUS, O COBRADOR QUE SEGUIU JESUS

Mateus era funcionário do governo de Roma. Ele trabalhava em uma coletoria, pois era
um cobrador de impostos. Coletoria era um escritório onde as pessoas pagavam seus impostos.
Sabem, amiguinhos, muitos cobradores de impostos aproveitavam para cobrar a mais para as
pessoas, pois fi cavam com o dinheiro que sobrava. Que atitude errada, não é mesmo? Por isso, muitas pessoas não gostavam dos cobradores de impostos.
Um dia, Jesus passou próximo à coletoria, Mateus estava trabalhando, quando Jesus olhou
para ele e disse: “Segue-me”. E Mateus abandonou a coletoria e seguiu a Jesus. Assim como Mateus, todos os dias muitas pessoas passam a seguir a Jesus. Pois entregam suas vidas para Ele e decidem fazer somente o que O agrada.
Antes de seguir a Jesus, Mateus não era querido pelas pessoas por causa de sua profissão,
mas depois tudo mudou. Ele tornou-se discípulo, passou a ajudar a muitos salvando, libertando
e curando os doentes em Nome de Jesus. Mateus foi usado por Deus para escrever o Evangelho
de Mateus, um importante livro da Bíblia, no qual contou tudo o que o Senhor Jesus realizou aqui neste mundo. De fato, quando aceitou o convite de Jesus, Mateus tornou-se uma nova pessoa, completamente modifi cada e estava disposto a seguir e a servir a Deus.
Mateus não ganhava nada pra ser um discípulo. Porém, só a alegria de estar juntinho de
Jesus e poder ajudar aos sofridos já era sufi ciente. Ele tinha o poder de Deus em sua vida. Que maravilha, não é mesmo?
Nos dias de hoje, muitos filhos e filhas de Deus agem como Mateus: largam tudo para tornarem-
se servos de Deus. Muitos pastores e esposas fazem isso, vocês sabiam?
Estes ensinam a Palavra de Deus e sua grande alegria é ganhar almas para Deus.
Mateus foi muito usado por Deus, e Jesus também deseja usar cada um de nós. Quantas
pessoas você conhece que estão longe da Casa de Deus, não é mesmo? Quando era cobrador de
impostos, Mateus era mal visto pelos vizinhos e pessoas que iam pagar os impostos para ele, mas
depois que se tornou discípulo, tudo mudou.
Que legal! Jesus escolhe aquelas pessoas que são rejeitadas e as torna suas servas.

retirado: http://blogdaebi.blogspot.com.br/







sexta-feira, 9 de março de 2012

Pedro - discipulo de Jesus

Essa noite, fiz a minha aulinha para domingo, darei aulinha para as crianças de (04-07) amo, peguei os modelos do site e resolvi criar... nossa amei o resultado, criado por mim é claro...

Chamado de Pedro e a Cura de um aleijado.



Versículo da semana (colocar na porta)


Apresentação: Cada criança ira para frente e se apresentará, após dará o crachá para um amiguinho.


Jesus


Jesus com os discipulos
Discipulos (são 12)

Barco com Pedro e Tiago ( chamado de Pedro)






Pedro e João( foi os únicos que eu fiz com pernas)

Aleijado( fiz com pernas moveis, depois da cura elas aparecem...)



Templo




Templo e o aleijado

Pedro e João

A cura do aleijado 


BRINCADEIRA DA PESCARIA

Fiz vários peixinhos com imã na boca e uma varinha com imã também, coloquei em cada um um número trás e as crianças pescarão, o número que elas pegarem representa a pergunta que responderão.













beijinhos e até mais!!!!!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Pedro - discipulo de Jesus

Não deve ter sido fácil para as famílias dos discípulos quando esses deixaram os seus trabalhos para seguir a Jesus. Esta é uma das passagens bíblicas que nos mostram que Jesus nunca prometeu uma vida fácil para Seus seguidores. Servir a Jesus não é mesmo fácil. Precisamos sacrificar nossas finanças, nosso tempo e até nossa família. Jesus disse: "Quem quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" (Mt 16:24). Tudo isso vale a pena, é recompensador. Imagine o privilégio para aqueles homens trabalharem ao lado do Senhor Jesus! Não somos diferentes, temos Jesus ao nosso lado e o Espírito Santo nos capacitando para Sua obra e nos lembrando sempre que todo sacrifício que fizermos ainda será pouco diante daquilo que Jesus fez por nós.

Ler: Mateus 4:18-22


APLICAÇÃO: Mostrar que devemos obedecer a Deus sempre.
 


  Jesus estava escolhendo Seus primeiros discípulos, isto é, homens que passariam todo tempo com Ele e aprenderiam com Ele sobre as coisas de Deus e como ensinar as pessoas. Jesus começou escolhendo os irmãos: Pedro e André, que eram pescadores. Jesus disse que aqueles pescadores seriam pescadores de homens e não mais de peixes, como faziam. Que é ser pescador de homens? Pescador de homens é aquele que fala de Jesus para outras pessoas e esta pessoa passa a seguir Jesus, também. Tiago e João também eram irmãos e estava consertando as redes de pescaria, juntamente com o pai deles. Mas Jesus, passando por eles, também os escolheu para pregar a Sua Palavra- a Palavra de Deus. Eles se despediram do seu pai e foram com Jesus.
Pedro, André, Tiago e João devem ter ficado muito alegres com o convite de Jesus, porque a Bíblia diz que na mesma hora que Jesus chamou, eles obedeceram. Esses irmãos gostavam muito de pescar, mas obedeceram a Jesus e O seguiram para trabalhar com Ele. Não foi fácil para eles deixar as pescaria e afastar um pouco da família para colocar o convite de Jesus em primeiro lugar.
Sabemos que essa foi uma boa escolha, porque estavam fazendo a vontade de Deus.
Eles oraram por pessoas que estavam doentes e elas foram curadas; falaram de Jesus, do amor de Deus para muitas pessoas, que falaram para outras, e outras, até a mensagem chegar a nós. Que maravilhoso! Eles foram grandes homens de Deus, porque aceitaram imediatamente o convite de Jesus.

Imaginem se eles tivessem falado para Jesus que não poderiam deixar suas coisas para segui-lO. Isso seria muito ruim, mas que bom que imediatamente seguiram a Jesus obedecendo ao Seu chamado! E você? Quando a mamãe ou o papai pedem para fazer algo, você obedece na mesma hora? Deus fica contente se você obedece ao papai e a mamãe, sem demora.
Retirado: http://pequenarteag.blogspot.com/2011/12/cura-de-um-homem-aleijado.html

Pedro, Tiago e João
Jesus e os primeiros discípulos: Pedro, Tiago e João







Ele usou este molde para fazer.





HORA DA LEMBRANCINHA:



HORA DA BRINCADEIRA


MALETA DE PESCARIA EM EVA E FELTO

 maleta de pescaria com uma folha de EVA inteira azul, arredondei apenas as pontas para parecer um rio, e colei na metade EVA branco para fazer o bolso da frente da maleta, para colocar os peixes e as varas. Na frente escrevi PESCARIA com EVA azul, fiz uns detalher em EVA e feltro.


A maleta da pescaria aberta! Os animais aquáticos eu fiz com feltro e as algas, as pedras e as bolhas de EVA. Na boca de cada animal aquático clipss..

As crianças pescando. Na ponta de cada vara tem um imã grande. (o pequeno não funciona, porque como eles são feitos de feltro com manta acrílica dentro ficam pesadinhos e tem que ser o imã maior para conseguir levantar) A vara de pescar um palito de churrasco encapado com feltro, barbante colorido e na ponta imã.




retirado: http://blogtiale.blogspot.com/2011/06/grande-pescaria-pesca-maravilhosa_08.html

VOU FAZER ESSA BRINCADEIRA, E VOU COLOCAR DEBAIXO DE CADA PEIXE UMA PERGUNTA DA HISTÓRIA OU UMA PRENDA ELES VÃO AMAR.

 "A cura do homem aleijado"

Havia um homem que não conseguia andar. Todos os dias ele ia até a porta da igreja pedir dinheiro para as pessoas, porque ele não conseguia trabalhar e por isso não tinha como se manter...


... algumas pessoas tinham compaixão e doavam algum dinheiro para aquele pobre homem...



... outros simplesmente passavam e fingiam não vê-lo ali...


... mas um dia, Pedro e João foram até a igreja para orar...


 ... ao vê-los se aproximando o homem estendeu sua vasilha e pediu algum dinheiro. Não houve resposta e nenhuma moeda caiu. Aquele homem ouviu somente uma voz que pedia para ele olhar para cima. E lá estava Pedro...


... Pedro disse que não tinha dinheiro, mas o que ele tinha ele daria ao homem. "Levanta-te e anda", foram as palavras de Pedro. E imediatamente aquele homem teve seu corpo reabilitado e passou a andar e a pular dando glórias a Deus...

mais exemplos: